Entenda o código dos pneus!!
Como ler as medidas de um pneu de moto? Por que existem duas maneiras?
Hoje em dia existem dois modos de expor a medida de um pneu de moto, o sistema métrico
e o sistema alfanumérico. O sistema alfanumérico foi o primeiro sistema a ser utilizado, mas
como hoje o mais utilizado em outras modalidades é o sitema métrico, o sistema oficial de
especificar a medida vem utilizando ele para facilitar ao consumidor. Como exemplo o
sistema métrico aparecerá assim: 160/70VR16 ou 170/60R16V Funciona como com as
medidas dos pneus de carro passageiro.
160 mm ou 170 mm significa a largura da banda de rodagem (tread) do pneu.
70 ou 60 é o perfil. (Perfil % = Altura / Largura) Sendo: Altura = 0.70 * 160 mm = 112 mm
R16 nos dois casos exemplificados acima, significa que o aro tem 16 polegadas de altura
O interessante é que o sistema é métrico, mas ainda assim o aro está medido em
polegadas.
A letra V indica o índice de velocidade máxima que o pneu pode atingir.
A letra R indica que o pneu foi construído em formato Radial. Se houver a letra B significaria
que foi construído em formato Bias.
No sistema alfanumérico a medida seria exposta algo assim: MT90 16
M significa que o pneu é para moto.
T representa a largura da banda de rodagem (tread) do pneu.
90 é o perfil (Perfil % = Altura/Largura)
16 é o aro do pneu expressado em polegadas.
Já que o sistema alfanumérico foi o primeiro a ser utilizado, há muitos pneus que ainda usam
este sistema. Sendo assim, será útil você observar na tabela abaixo que os pneus maiores
utilizados hoje não são expressados no sistema alfanumérico já que a medida máximo é
MV85, que corresponde a 150 mm de largura. Portanto, pneus superiores a 150 mm de
largura serão sempre expressados em sistema métrico.
Como explicado, no sistema métrico há uma letra que indica a máxima velocidade que o
pneu pode atingir enquanto sustendo seu peso máximo. Veja a tabela de Índice de
Velocidade para encontrar a velocidade máxima que seu pneu pode atingir:
Como saber quanto peso aguenta o meu pneu e a pressão de ar correta?
A pressão de ar ideal para o pneu da sua moto é indicada no manual da moto. Muitas
pessoas acham que a pressão ideal do pneu é a que contém no pneu, mas não é assim, pois
a pressão de ar que contém no pneu é a pressão MÁXIMA e não a ideal. Caso você utilize a
pressão indicada no pneu, ele poderá ser desgastado mais rapidamente.
Na maioria dos pneus, o peso máximo e pressão máxima aparece desta maneira:
MAX. LOAD 236kg(520 LBS) Peso Máximo em Quilogramas e Libras
AT 290 kPa(42PSI) COLD Pressão da ar máximo.
É preciso ter em mente que, ao medir a pressão de ar do seu pneu, é importante que seu
pneu esteja frio, pois a leitura de pressão estará incorreta devido a pressão de ar sobir
quando o pneu está quente.
Há uma direção específica para montar meu pneu?
Outra coisa para procurar no pneu é o indicador de direção. Pneus podem ter uma direção
específica ao qual deve ser montado. A razão é que a banda de rodagem foi feita com um
desenho que funciona melhor quando rodado em uma determinada direção. Caso posto na
direção errada, o pneu será barulhento e se tornará mais escorregadio em pista molhada.
Pneus de moto tem Código DOT?
Como o pneu de passageiro, o pneu de moto também tem um código DOT que explica
quando o pneu foi feito e por quem.
Algo mais que poderá encontrar no seu pneu são as siglas TT ou TL.
TT significa que o pneu é Tube Type,este é o tipo de pneu que utiliza um tubo por dentro.
TL significa que o pneu é Tubeless, onde não terá um tubo por dentro para encher de ar.
fonte: http://www.pneusfacil.com.br/info/pneu_moto.php
Hoje em dia existem dois modos de expor a medida de um pneu de moto, o sistema métrico
e o sistema alfanumérico. O sistema alfanumérico foi o primeiro sistema a ser utilizado, mas
como hoje o mais utilizado em outras modalidades é o sitema métrico, o sistema oficial de
especificar a medida vem utilizando ele para facilitar ao consumidor. Como exemplo o
sistema métrico aparecerá assim: 160/70VR16 ou 170/60R16V Funciona como com as
medidas dos pneus de carro passageiro.
160 mm ou 170 mm significa a largura da banda de rodagem (tread) do pneu.
70 ou 60 é o perfil. (Perfil % = Altura / Largura) Sendo: Altura = 0.70 * 160 mm = 112 mm
R16 nos dois casos exemplificados acima, significa que o aro tem 16 polegadas de altura
O interessante é que o sistema é métrico, mas ainda assim o aro está medido em
polegadas.
A letra V indica o índice de velocidade máxima que o pneu pode atingir.
A letra R indica que o pneu foi construído em formato Radial. Se houver a letra B significaria
que foi construído em formato Bias.
No sistema alfanumérico a medida seria exposta algo assim: MT90 16
M significa que o pneu é para moto.
T representa a largura da banda de rodagem (tread) do pneu.
90 é o perfil (Perfil % = Altura/Largura)
16 é o aro do pneu expressado em polegadas.
Já que o sistema alfanumérico foi o primeiro a ser utilizado, há muitos pneus que ainda usam
este sistema. Sendo assim, será útil você observar na tabela abaixo que os pneus maiores
utilizados hoje não são expressados no sistema alfanumérico já que a medida máximo é
MV85, que corresponde a 150 mm de largura. Portanto, pneus superiores a 150 mm de
largura serão sempre expressados em sistema métrico.
Pneu da Frente | Pneu Traseiro | ||
Métrico | Alfanumérico | Métrico | Alfanumérico |
80/90 | MH90 | 110/90 | MN90 |
90/90 | MJ90 | 120/80 | MP85 |
100/90 | MM90 | 120/90 | MP85 |
110/90 | MN90 | 130/90 | MT90 |
120/90 | MR90 | 140/90 | MU90 |
130/90 | MT90 | 150/80 | MV85 |
150/90 | MV85 |
Como explicado, no sistema métrico há uma letra que indica a máxima velocidade que o
pneu pode atingir enquanto sustendo seu peso máximo. Veja a tabela de Índice de
Velocidade para encontrar a velocidade máxima que seu pneu pode atingir:
Índice | Velocidade (mph) | Velocidade (km/h) |
Q | 99 | 160 |
S | 112 | 180 |
Y | 118 | 190 |
U | 124 | 200 |
H | 130 | 210 |
V | 149 | 240 |
W | 168 | 270 |
Y | 186 | 300 |
Z | Mais de 186 | Mais de 300 |
Como saber quanto peso aguenta o meu pneu e a pressão de ar correta?
A pressão de ar ideal para o pneu da sua moto é indicada no manual da moto. Muitas
pessoas acham que a pressão ideal do pneu é a que contém no pneu, mas não é assim, pois
a pressão de ar que contém no pneu é a pressão MÁXIMA e não a ideal. Caso você utilize a
pressão indicada no pneu, ele poderá ser desgastado mais rapidamente.
Na maioria dos pneus, o peso máximo e pressão máxima aparece desta maneira:
MAX. LOAD 236kg(520 LBS) Peso Máximo em Quilogramas e Libras
AT 290 kPa(42PSI) COLD Pressão da ar máximo.
É preciso ter em mente que, ao medir a pressão de ar do seu pneu, é importante que seu
pneu esteja frio, pois a leitura de pressão estará incorreta devido a pressão de ar sobir
quando o pneu está quente.
Há uma direção específica para montar meu pneu?
Outra coisa para procurar no pneu é o indicador de direção. Pneus podem ter uma direção
específica ao qual deve ser montado. A razão é que a banda de rodagem foi feita com um
desenho que funciona melhor quando rodado em uma determinada direção. Caso posto na
direção errada, o pneu será barulhento e se tornará mais escorregadio em pista molhada.
Pneus de moto tem Código DOT?
Como o pneu de passageiro, o pneu de moto também tem um código DOT que explica
quando o pneu foi feito e por quem.
Algo mais que poderá encontrar no seu pneu são as siglas TT ou TL.
TT significa que o pneu é Tube Type,este é o tipo de pneu que utiliza um tubo por dentro.
TL significa que o pneu é Tubeless, onde não terá um tubo por dentro para encher de ar.
fonte: http://www.pneusfacil.com.br/info/pneu_moto.php
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